Posso ser sócio em mais de uma empresa?

Bom dia!

Esta é uma dúvida bastante frequente entre os donos e futuros donos de empresa. O cidadão, sócio de uma empresa, resolve criar um novo negócio, abrir um novo CNPJ. Vamos abordar exemplos para verificar se isso é possível e quais são as consequências no negócio já consolidado.

Possuo uma empresa EIRELI, posso constituir uma nova empresa EIRELI?

Não. De acordo com a legislação vigente, “(…) A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.”.

Sou sócio de uma empresa que faz parte do Simples Nacional e desejo abrir outra empresa Simples Nacional:

A situação que fará o empresário pensar duas vezes antes de ingressar neste novo desafio é que, para fins de enquadramento no Simples, o faturamento das duas empresa será unido – isto é – a receita bruta global não pode ultrapassar o limite de faturamento estipulado para enquadramento do simples no ano.

Sou sócio de uma empresa que não faz parte do Simples Nacional e desejo abrir outra empresa optante pelo Simples Nacional:

A legislação informa que se o sócio participa com mais de 10% da sociedade da empresa não optante, ou é administrador/equiparado, ele pode ser sócio de uma empresa Simples, porém para fins de enquadramento no Simples a receita bruta global não pode ultrapassar o limite de faturamento estabelecido para a categoria no ano. Caso o sócio participe com até 10% e não seja administrador ou equiparado, a receita das duas empresas não serão somadas para fins de enquadramento.

Possuo uma MEI, posso criar uma outra empresa?

Não. Não é possível ser sócio de outra empresa participando de MEI. Mais informações sobre MEI, acesse: MEI, VALE A PENA?

 

Esperamos que este post tenha sido útil para você e se precisar de auxílio, conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *